Publicado por: viagemafranca | Junho 4, 2008

6ºDia de Viagem

Ao sexto dia sim, podemos chamar um dia de viagem! Muitas horas no autocarro que, no final de contas, não custaram nada a passar… Entre conversas, sono, filmes, música, lá fomos vendo os ponteiros dos relógios progredindo.

Iamos parando em diversas bombas de gasolina e lojas de conveniência para “esticar as pernas”, abastecer o estômago e “mictar”…

Passámos a fronteira francesa, percorremos o norte de Espanha e na hora do almoço já nos encontrávamos em Vilar Formoso.. Anciosos por uma refeição “portuguesa” almoçamos num restaurante, que nos esperava com uma deliciosa refeição (incluindo a sopa de que já tínhamos saudades…!)

Mais umas horitas de autocarro e finalmente chegámos ao que foi o nosso ponto de partida: Aveiro. Os pais estavam à nossa espera à entrada da escola, contentes por nos ver de regresso.

Tinha acabado uma viagem inesquecível para todos. Especial pela convivência e proximidade. Graças ao grande esforço das professoras (em especial as professora Amélia Lemos, Cristina Meira e Isabel Barbosa), foi possível a concretização desta aventura que tínhamos em mente desde há um ano…!

Obrigada, por uma das melhores e mais marcantes semanas da nossa vida.

Publicado por: viagemafranca | Junho 4, 2008

5ºDia de Viagem

Depois duma noite de diversão, era hoje que a tecnologia se fazia esperar. A pouca distância do hotel em que nos encontrávamos, localizava-se o Futuroscope. É um parque temático que prima pela tecnologia, ciência e futurismo.

Eram múltiplas e diverseficadas as diversões ligadas a estas áreas, desde simuladores, filmes em 3D em ecrãns enormes, documentários que nos “absorviam” no seu contexto, parecendo viagens (ou então no sono…!), entre muitas outras. Tudo o que imaginávamos ou viamos apenas nos filmes de ficção científica estava presente naquele parque.

Há que dar destaque à “Dança dos Robots” que sem dúvida, foi o que captou mais a atenção de alunos e até mesmo professores!

No final da tarde, depois de termos explorado todo o parque e de comprar algumas recordações, assistimos ao magnifico espectáculo nocturno do Futuroscope. Numa mistura de cores e sensações que os lasers e halogramas transmitiam, qualquer um de nós ficou fascinado com tal perfeccionismo. A música, o fogo, a água e todos os efeitos cordenados que adornavam a história transformavam aquele espectáculo em algo cativante.

Mais um dia tinha passado e já com as malas no nosso autocarro partimos rumo a Portugal. Aproveitar para dormir depois de um dia tão estafante, já que tínhamos muitas horas de viagem para passar!

Publicado por: viagemafranca | Maio 27, 2008

Centrais Nucleares em França

Uma central nuclear tem como funçao a produção de energia eléctrica a partir de energia nuclear. Esta energia é obtida pelas reacções nucleares, ou seja, há a modificação de um ou mais nucleos atómicos, que é feita pelo bombardeamento de electrões sobre os átomos, na sua generalidade, de urânio. Durante estas reacções, liberta-se energia, que é transformada em electricidade por um alternador.

A Wikipédia é um mundo, e quem quiser saber um pouco mais sobre isto, basta clicar aqui.

Na nossa ida para Poitiers pudemos ver a Central nuclear de Saint-Laurent. Mas é apenas uma das 19 que se encontram activas em França com um total de 59 reactores nucleares:

• Civaux
  • Bugey
  • Saint-Laurent (imagem)
  • Chinon

Há 2 centrais nucleares que se encontram em desmantelamento e cerca de 3 com excesso de dejectos radioactivos, um dos principais problemas das centrais nucleares.

E para um pouco mais de cultura, para treinar o Francês e enriquecer os conhecimentos de Físico-Química, os links são uma excelente ajuda…!

Publicado por: viagemafranca | Abril 27, 2008

4ºDia da Viagem

Mais uma manhã fria na cidade de Paris. Cumprimos a rotina diária: acordar, tomar banho, preparar, tomar o pequeno-almoço, e neste dia, fazer a mala pois era o nosso último dia ali. A manhã foi-nos dada para para comprar mais algumas recordações num pequeno Centro Comercial.

Depois das compras feitas e dum grande esforço para as meter a todas no autocarro, fizemos o nosso último Tour pela cidade  das Luzes, do Amor e da Arte. Eu sabia que iamos ter saudades.

E assim começa a nossa viagem de regresso a Portugal, mas ainda tinhamos um dia para gastar em Poitiers! Em direcção a esta cidade francesa passámos por uma das 19 centrais nucleares activas na França , a Central Nuclear de Saint- Laurent, por trás dos grandes campos de girassóis.

No percurso visitámos também au Château de Chambord, também conhecido por Château D’Amboise, famoso pela sua vasta ornamentação, beleza, simbolismo e pelas 365 chaminés…! O seu arquitecto foi Leonardo DaVinci (mais um motivo de fama) e não fosse ele que não desse significado a tudo o que faz, como a representação das classes sociais pelas chaminés.

Já à noite, chagámos ao Hotel do Futuroscope, o parque futurista. Instalámo-nos nos cativadores quartos e depois foi-nos permitido ir ao Salão de jogos / Bar pertencente ao mesmo edifício. Divertimo-nos nas máquinas, conversá-mos e ainda cantámos os “Parabéns” com um brinde à professora de História.

E por fim, fomos dormir (o que demorou e custou a acontecer) e apenas o fize-mos com respeito Às professoras que estavam de “vigia” pelos corredores…!

Publicado por: viagemafranca | Abril 27, 2008

3ºDia de Viagem

Como d’habitude, levantámo-nos, preparámo-nos e já com o ligeiro atraso do costume,  partimos para a Disney! Depois de atravessarmos as quase infinitas passadeiras rolantes chegámos por fim à entrada daquele imenso mundo.

Naquele dia, qualquer um de nós (isto significa TODOS) nos podemos sentir crinças naquele espaço de magia e imaginação. É um autêntico mundo com cinco zonas características de diversões, o palácio, as lojas, comboio, carros, restaurantes temáticos, a cidade… Qualquer pessoa que ali entre sem mapa, perde-se!

Desfrutámos bastante de todas as diversões, desde as canecas, labirintos e barcos por caminhos subterrâneos até à Casa Assombrada, montanhas-russas e mesmo o Space Mountain. No final da tarde podemos ainda assistir ao desfile das personagens Disney (com as quais já haviamos tirado algumas fotos) e o início do espectáculo da comemoração dos 15 anos da DisneyLand.  Foi um sonho concretizado ou repetido para todos.

Depois do jantar na requintada e já familiar cantina, partimos de novo para o centro de Paris, mais propriamente à margem do Rio Sena. Aí, embarcámos nos típicos Bateaux-Mouche (barco-mosca) e fizemos uma travessia pelo rio, enquanto deslumbravamos e ouviamos as explicações sobre os principais pontos/monumentos, incluindo a mini Estátua da Liberdade (embora a maior que está na América também tenha sido feita e oferecida pelos franceses).

Nesta noite, quase derrotados pelo cansaço foi mais fácil adormecer. Era a nossa última noite no Hotel Marne La Vallée…

Publicado por: viagemafranca | Abril 24, 2008

2ºDia de Viagem

Quarta-feira acordámos, tomámos o pequno-almoço tradicional no hotel e partimos para o centro da cidade, em direcção a Notre-Dame.

Visitámos a majestosa catedral gótica na companhia de uma guia francesa que nos explicou toda a história e arquitectura do monumento. Continuámos o tour pela cidade, passando pelo Arco do Triunfo, Museu D’Orsay, Centro George Pompidou, entre outros locais significativos, tudo isto com as espectaculares explicações da guia.

Almoçámos na cantina da cidade universitária, rodeados de estudantes com “personalidades interessantes”. É de salientar que 60% destes são portugueses!

Da parte da tarde fomos ao Louvre. Tivemos oportunidade de ver e fotografar o arco-íris no chão, debaixo da pirâmide invertida do museu, que permitia a entrada de Luz. As obras que nos chamaram mais a atenção foram obviamente as mais famosas: Vénus de Milo, Vitória de Samotrácia, Auto-coroação de Napoleão Bonaparte e a Mona Lisa. Esta foi um desgosto para muitos, pois para além de ser um quadro de tamanho reduzido, não nos transmitiu grande significado nem emoção.

Já um pouco cansados, fomos ao Sacré Coeur, onde subimos dezenas e dezenas de degraus. A paisagem do Alto de Monmartre era fascinante pois via-se toda a cidade, iluminada pelo Sol que se fazia sentir nesse dia. Visitámos a Basílica e seguimos para a Place du Tertre, o Largo dos Artistas. Se os alunos da universidade tinham personalidades interessantes, estes artistas eram absolutamente misteriosos… No tempo livre que nos foi dado, apreciámos o trabalho de alguns artistas, comemos crepes e relaxámos nas típicas esplanadas.

Jantámos na mesma cantina e fomos ao monumento mais visitado do mundo… Torre Eiffel!!! Perseguidos por homenzinhos que nos queriam impingir recordações, esperámos poucos minutos até subir pelos elevadores. Do último andar via-se toda a cidade iluminada na noite e foi para todos uma emoção estar tão alto…!

Apesar de estoirados pelo fatigante dia, ainda arranjamos energia para, de pijama, fazermos uma ceia com as professoras. Já tarde e depois de muita conversa, adormecemos entusiasmados com a Disney que nos esperava para o dia seguinte…

Publicado por: viagemafranca | Fevereiro 11, 2008

1ºDia de Viagem

O dia em que começamos a viagem a França. Acordámos por volta das 3h da manhã como objectivo, ir para o portão da escola onde nos esperava um autocarro. A excitação era tanta que nem o sono nos derrotou. Prosseguimos no inicio da nossa longa viagem até ao Aeroporto de Sá Carneiro situado no Porto.

Chegámos ao Aeroporto por volta das 5h, pouco tempo estivemos à espera comparativamente ao pavor dos check ins envolvente nas viagens normais.

O nosso avião era da companhia da Transavia de low cost. Demorou aproximadamente 2h de voo, sobrevoando as nuvens chuvosas, estando por cima delas, um sol radiante, a tentar atravessar pelas fissuras destas, a tentar iluminar o nosso destino a França…

Neste dia, França parecia estar triste, e esta tristeza passáva-nos pelo coração, fazendo-nos sentir cansados. O frio era intenso no Aeroporto de Orly. Um autocarro da nossa agência de viagens, esperáva-nos, também como duas guias e dois motoristas, responsáveis por irmos aos vários sítios planeados.

Cité Universitaire de Paris, uma cidade universitária, onde almoçámos satisfatoriamente. Atravessáva-mos Paris inteira, até que chegámos ao Palácio de Versailles, onde viveu a era dos D’s. Luís. Era um palácio bastante grande, onde só predominava riqueza. Os jardins eram verdes e estendiam-se muito, mas muito para além do que se podia observar. Parecia o paraíso, parecia que a nossa vida se iniciava naquele momento, naquele lugar, era lindo.

Visitámos logo a seguir, à chamada “Nova Iorque Parisiense”, A Défense. Edíficios gigantes compunham a noite desta cidade. O Arco de La Défense, um projecto construído por uma empresa portuguesa, despertou uma grande atenção a toda a gente.

De seguida, uma pequena vista panorâmica, na direcção do Hotel Marne La Vallée B&B , onde descansámos para o dia seguinte…

Publicado por: viagemafranca | Janeiro 16, 2008

Hotel Marne La Vallée

Recolhemos algumas informações relativas ao primeiro hotel onde vamos por noitar nas primeiras noites em frança.

Imagens:

Publicado por: viagemafranca | Dezembro 10, 2007

O Champanhe Francês

O champanhe ou champagne é um vinho branco mundialmente conhecido e produzido na região de Champagne através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). Costumam classificá-lo como o “Rei dos Vinhos”. O Champagne é um vinho branco espumante produzido na região de Champagne-Ardenne, no nordeste da França, cuja capital é Epernay. Foi próximo a Epernay, no povoado de Hautvillers, que os monges Don Perignon e Don Ruinart, se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavam novamente na garrafa.Não há habitualmente celebração de vulto em que o champanhe não esteja presente, tendo-se tornado o vinho das festas por excelência.

vinho1.jpg                    vinho2.jpg

A França é um País em que o vinho está inserido no quotidiano de seu povo, o vinho é um trunfo de seu povo, motivo de orgulho e prestigio internacional, seus vinhedos são a expressão máxima de qualidade, onde o terror é gritante e fundamental, temos diferentes tipos de vinhos em pequenos espaço de terrenos, e isso é marcante, a França merece toda a fama que tem, mas assim como acontece com outros produtos, nem tudo que vem de uma determinada zona de produção que possuiu um certo prestígio é bom, e com o vinho não é diferente  temos na França vinhos excepcionais e também grandes vinhos que devem ser bebidos sem grandes preocupações. Para uma escolha, na qual a possibilidade de erros é muito grande, existem algumas classificações que viram a nos ajudar, mas que ainda sim não garante a escolha certa. Encontramos nos rótulos dos vinhos franceses as seguintes especificações:

Vin de Tables
: Vinho comum, feito sem muitos cuidados, não são muito expressivos e possuem baixo custo beneficia.
 Vin de Pays: Vinho comum, também conhecido como vinho ordinário, teve seu nome modificado devido ao significado da palavra ordinário em outras línguas como o Português. Possui também baixo custo beneficio, podemos encontrar no mercado diversos vinhos do Vale dos Vinhedos que são melhores.
Faz séculos que a terra da França produz vinho e, hoje, algumas de suas produções chegam a ser disputadas em leilões. No entanto, para se chegar da uva ao néctar milésima, são necessárias várias etapas: escolha da cepa, cultivo da vinha, métodos de vinificação, etc. A combinação de todos esses parâmetros produz bebidas muito diferentes, capazes de satisfazer a todos os paladares!
                                   PRINCIPAIS REGIÕES
As principais regiões produtoras com suas “appellations” e uvas são:1. Bordeaux
Uvas: Sémillon Blanc, Sauvignon Blanc, Muscadelle, Muscat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat e Petit Verdot.
Principais AOCs: Médoc, Alto-Médoc, Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien, Margaux, Pessac-Léogman, Graves, Barsac, Sauternes, Fronsac, Cânon-Fronsac, Pomerol e Saint-Émilion.
2. Bourgogne:
Uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Gamay.
Principais AOCs: Chablis, Yonne, Cote de Nuits, Cote de Beaune, Chalonnaise, Mâconnais e Beaujolais.
3. Champagne:
Uvas: Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.
Principais AOCs: Montagne de Reims, Vallée de la Marne, Cote de Blancs, Cote de Sezanne e Aube.

Publicado por: viagemafranca | Novembro 15, 2007

“Vídeo Guia”

Aqui fica um “vídeo guia”, não muito completo, mas com o essencial do que vamos visitar.

Publicado por: viagemafranca | Novembro 14, 2007

Cité Universitaire de Paris

Possivelmente a universidade onde almoçaremos todos os dias….

População e Costumes

França é um país com meio milhão de quilómetros quadrados, tendo 57 milhões de habitantes. Como vários países da Europa, este também sofre do problema de desemprego, levando, nos últimos anos, a uma situação difícil de assumir.

Uma das suas características é a diversidade de culturas e raças. Existem em minoria africanos, judias da Europa do Leste, chegando aos 4 milhões de habitantes, sendo assim um país de tolerância racial e cultural. Existem bastantes associações dos direitos humanos nascidas em França graças a esta característica. O nível de vida ao longo dos séculos tem sido um dos mais altos no mundo pelas suas modas sociais, científicas e educativas. Por isso nascer em França era como um dom divino. Este facto fez com que se tornasse um país individualista e que desprezava os outros, embora com o passar do tempo se tenha modificado, tratando os países com respeito.

Nas famílias francesas, o número de filhos tem vindo a diminuir. Têm como costume as refeições em família e também não comer nada antes das refeições que lhes tire o gosto aos alimentos. Apreciam a pontualidade e uma aparência formal e cuidada.Gostam que os seus visitantes falem a língua deles. Não têm como habito responder noutro idioma mesmo que o saibam falar bem.

As mulheres francesas, principalmente as parisienses, vestem-se com uma enorme elegância, que não tem a ver com a roupa ou acessórios, mas sim com os seus movimentos e gestos.

A preparação dos jovens é alta por frequentarem a Universidade. Os centros educativos têm como tradição a sua qualidade, trazendo vários estudantes de todo o mundo.Para além destes costumes também lhes agradam os espectáculos musicais, teatrais, cinematográficos. França é um grande produtor de cinema.É um país bastante seguro e tem variedade e facilidade para se renovar sem perder o que já tinha conservado. Por isso para conhecer bem os franceses temos que nos afastar das regiões centro, nesses outros sítio conservam-se tradições mais antigas e simples (alimentação, diversão…).

Publicado por: viagemafranca | Novembro 12, 2007

Transportes disponíveis

Transportes de França/Paris

Avião:

Todas as principais cidades de França estão comunicadas por via aérea. Em Paris existem dois aeroportos internacionais: o de Orly (situa-se a sudoeste da capital Francesa) e o de Charles de Gaulle também conhecido como Roissy (situado a norte de Paris). Para fazer a deslocação entre os aeroportos e a cidade existem vários transportes como: o táxi, os transportes públicos ou os comboios urbanos.

Avião da “Air France”

Barco:

França é um dos países da Europa com uma excelente rede de rotas marítimas. As principais são as que mantêm com a Inglaterra e a Espanha através de Ferrys percorrendo o canal da Mancha. França é um país europeu com um maior número de rios navegáveis, sendo que estes percursos muito atractivos para os turistas.Comboios:

Em França existe o comboio de alta velocidade (TGV) que faz a ligação entre Paris e as principais cidades francesas como: Lyon, Bordaux, Nantes, Rennes e Marseill. Este atinge a velocidade entre 250 a 320 km/h. A partir deste transporte é possível viajar confortavelmente e apreciar as melhores paisagens francesas. Com o TGV o tráfego aéreo entre Bruxelas – Paris diminui fazendo-se agora p percurso em apenas 90 minutos.

Para além do TGV existe os comboios normais em que o seu preço varia consoante a classe. Existe em Paris seis estações de comboios internacionais: Gare du Nord,  Gare Saint Lazare, Gare del’Est, Gare de Lyon, Gare d’Austerlitz, Gare Montparnasse.

TGV

Rede de TGV em França

Metropolitano:

Em Paris, o metro é um dos transportes mais usados pelos turistas dentro da cidade. Existem mais de 300 estações e a distância a que uma estação se encontra de outra é de aproximadamente de 300 metros.

O metro de Paris é o terceiro maior da Europa Ocidental.
  Rede de metropolitano de Paris

Publicado por: viagemafranca | Novembro 12, 2007

Queijos Franceses

Há três tipos de queijos mais conceituados em França, que são o Camembert, o Brie, e o Roquefort.

Queijo Camembert:O queijo Camembert, é um queijo francês macio e cremoso. O seu nome tem origem da vila de Camembert. Quando é fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece.

Queijo Brie:
O queijo Brie, é um queijo macio feito de leite de vaca. O seu nome vem da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte.

Queijo Roquefort:

O queijo Roquefort, é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente húmido, com veios característicos de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

Publicado por: viagemafranca | Novembro 7, 2007

Paris

França, a cidade das luzes

é a capital e a maior cidade da França, e é atravessada pelo rio Sena.

A cidade é conhecida mundialmente como Cidade das Luzes, sendo uma das principais cidades turísticas do mundo.

Esta cidade é caracterizada pela sua arquitectura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da UNESCO.

A cidade de Paris é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do mundo,

Os seus principais monumentos são:

• Torre Eiffel
  • Arco de Triunfo
  • Museu do Louvre
  • Catedral de Notre-Dame
  • Museu de Orsay
  • Palácio de Versalhes

Os príncipais locais turisticos a visitar são:

• Avenida de Champs-Élisées
  • Montmartre
  • DisneyLand Resort Paris

Publicado por: viagemafranca | Outubro 31, 2007

França

França, o país da moda, da arte e do perfume…

A França está dividida em regiões. Actualmente são 26 regiões. Cada região é dividida em departamentos. França é uma República democrática semi-presidencialista. O Presidente da Republica é o Nicolas Sarkozy e o Primeiro-Ministro é François Fillon. A cidade que vamos visitar da França é Paris, a capital da França.

A população da França é estimada em 63 milhões, sendo que uns 17% vivem ao redor de Paris. A taxa de desemprego está em 9%. França é um país pertencente da União Europeia que aderiu à moeda Euro por isso não é necessário haver preocupações relativamente ao câmbio.

No inverno as temperaturas são baixas em todas as regiões, embora não costumam descender baixo zero, excetuando a zona dos Alpes e os Pirineos. No verão a temperatura atinge os 27 graus centígrados na maior parte do território.

Mapa de França

Curiosidade:
Sabias que e
xistem diferentes sotaques característicos das diversas regiões que compõe França? Grande parte dos habitantes falam ou conhecem outro idioma, embora apreciam bastante que os turistas façam um esforço para falar em francês.

Publicado por: viagemafranca | Outubro 15, 2007

Blog de França, Paris

Abrimos este blog com o intuito de proporcionar aos nossos colegas informações sobre os locais e quotidiano de França. Esta viagem ocorrerá nas férias de Carnaval no princípio de Fevereiro com a nossa DT, professores e colegas do 9ºAno da nossa escola.

Pretendemos facilitar o acesso a informação não só para os nossos colegas mas para os pais e visitantes.